Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


BLOGS, DIÁRIOS, PORTEFÓLIOS, FERRAMENTAS ÚTEIS AOS DOCENTES DE HOJE

por aparecidamaria, em 10.04.08
Os blogs são digitados abertamente até aos internautas totalmente desconhecidos. Ou seja, não existe uma linha de traçagem paralela que nos propicie margem para dizer que diários e blogs são iguais ou coisas parecidas porque a filosofia de manutenção dos mesmos são diferentes. Isto se pensava antigamente agora com a modernidade os diários também de tornaram visíveis a todos. Este tipo de ferramentas é mais comum, pelo meu ponto de vista em Portugal. Existe docente que não consegue trabalhar mais sem um computador, sem internet e sem as outras ferramentas que utiliza para facilitar em suas pesquisas e até mesmo para planificação.

Os blogs são apenas um dos muitos benefícios que a Internet pode trazer à vida das pessoas. Graças à rede, já é possível conferir saldos e extractos bancários, conversar com os filhos no Exterior a custo zero, enviar e receber fotografias, pagar contas e manter a correspondência em dia com os amigos.
O blog é, sem dúvida, o fenómeno mais interessante dos últimos tempos na Internet. Apesar do nome esquisito, nada mais é que um diário moderno. Porém, seu conteúdo fica exposto em uma página na rede mundial de computadores. A ideia surgiu dez anos atrás e, aos poucos, cativou os usuários. Tanto que, actualmente, estima-se que existam mais de 120 milhões desses diários virtuais, com 120 mil novas páginas criadas todos os dias pelo mundo afora.
A gente de todos os credos e raças se manifestando sobre assuntos diversos como política, religião, esportes, negócios, gastronomia, poesia etc. Aí é que está o segredo do sucesso dessa ferramenta: a liberdade de expressão. Os blogs acabam permitindo aos mais velhos matar saudade do uso da língua, ao mesmo tempo em que abrem portas para os mais jovens desenvolverem o gosto pela escrita.
A tecnologia veio para ficar e não se pode virar as costas para as facilidades que ela nos oferece. Não tenha medo dessas novidades. Enfrente-as, de cabeça erguida. Com um blog, ou sem um blog, saiba que existe um mundo novo à sua espera. Que pode ser divertido a partir do momento em que você aprender a conhecê-lo melhor.
Um portefólio de aprendizagem é uma colecção de trabalhos terminados  e também de trabalhos  em desenvolvimento cujo conteúdo é determinado pelo aluno, após negociação com o professor. No portefólio deverá igualmente constar as reflexões do aluno sobre as suas produções.
Os portefólios de aprendizagem são úteis pois, por exemplo, auxiliam o aluno a tomar consciência das suas aprendizagens e a geri-las mais eficazmente; ajudam o aluno a fixar os seus objectivos pessoais de aprendizagem e a reflectir sobre o seu percurso escolar; ajudam o professor a conhecer melhor o aluno e as suas necessidades e ou dificuldades.
Diante disto, conhecemos melhor como funciona o mundo digital, e portanto de agora em diante não saberemos mais como fazer as coisas sem essas ferramentas que nos colocaram nas mãos, principalmente porque nos facilita e muito nossa vida como professor.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:41


3 comentários

De 1965mjgomes1965 a 13.04.2008 às 23:25

Quero apenas certificar-me de que não ficou algo pouco esclarecido... o facto de estarmos a tentar usar um blogue como um portefólios digital de aprendizagem não quer dizer que todos os blogues sejam portefólios!

Maria João Gomes

De aparecidamaria a 19.04.2008 às 15:31

OBRIGADO PROFESSORA PELO COMENTÁRIO.
SÓ TENTEI PESQUISAR QUAL ERA A DISCREPÂNCIA QUE HAVIA ENTRE: BLOG, DIÁRIO E PORTFÓLIO DIGITAL, SÓ FOI A TITULO DE ESCLARECIMENTO.
E QUANTO AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, EU SABIA QUE TINHA QUE COLOCAR, ANOTEI TODAS, MAS DEPOIS QUE EDITEI O TEXTO , ESQUECI QUAL É DE QUAL, ENTÃO PREFERI NÃO COLOCAR, POIS VAI QUE ALGUÉM CONSULTE O SITE ERRADO...
MAS NOS PRÓXIMOS PODE TER CERTEZA QUE COLOCAREI...
QUANTO AOS NATIVOS DIGITAIS, FIZ PELO CONHECIMENTO PRÉVIO QUE TENHO, MAS VOU CONTINUAR LENDO OS TEXTOS PARA COLOCAR ALGO MAIS CIÊNTÍFICO.

UM ABRAÇO

APARECIDA

De 1965mjgomes1965 a 27.04.2008 às 20:09

Olá Aparecida!
Uma das características dos blogues que nos permitem perspectivar a sua utilização como portefólios de aprendizagem e de avaliação é o facto de podermos reeditar mensagens, apagar e criar outras etc.

Este teu post é rico de conteúdo mas a meu ver está um pouco extenso. Penso que poderia reeditá-lo e separar a parte em que falas um pouco da "história" dos blogues da parte em que falas dos portefólios digitais.

Por outro lado, talvez a leitura de alguns dos textos sugeridos sobre o potencial pedagógico dos blogs pudesse ajudar a clarificar a sua potencial aplicabilidade nos contextos escolares. É preciso ter presente que os blogues não foram criados especificamente para a educação mas a criatividades dos professores e educadores... :)

Um abraço.
Maria João

Comentar post



Este Blog-fólio foi criado para uso da Unidade Curricular - TIC - Mestrado em Educação SUPERVISÃO PEDAGÓGICO DO ENSINO DAS CIÊNCIAS

SOU! "COMO DANIEL NA COVA COM OS LEÕES"

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2008

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D